O segundo Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica realizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP – campus de Engenheiro Coelho nos dias 15, 16, 17 e 18 de Novembro de 2018 foi organizado pelo Instituto Moriah Internacional em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém e o com a Autoridade de Antiguidades de Israel.

O encontro científico é considerado o maior da América Latina e reuniu arqueólogos, pesquisadores e antropólogos de Israel e do Brasil.

Entre os palestrantes estão o Dr. Adolfo Roitman,  licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel. Participou de documentários para o National Geographic Channel; o Dr. Rodrigo Silva, doutor em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo e especializado em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Professor do UNASP e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP. Apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”; a Dra. Christie Chadwick, bacharel em História, Mestre em arqueologia e línguas bíblicas e PhD em Arqueologia Bíblica do Antigo Testamento. Participou de escavações arqueológicas na Jordânia. Atualmente professora de Antigo Testamento, Hebraico, Arqueologia e História do Antigo Oriente no Centro Universitário Adventista de São Paulo; o Dr. Oren Gutfeld, PhD em Arqueologia Clássica pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Escavou em Jericó, Masada e Herodium e atualmente escava em Qumran onde recentemente encontrou uma nova caverna. Em 2000, fez uma apresentação oficial ao Papa no Vaticano do tesouro de bronze com “as moedas de Jesus” achado nas escavações de Tiberíades;  entre outros 

Cerca de 400 congressistas particiram do encontro no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e eu participei das duas edições do congresso e posso afirmar que foram muito bons.  

Além das palestras de altíssimo nível fomos estimulados a participar dos programas internacionais de escavação arqueológica mantidos pela Universidade Hebraica de Jerusalém na temporada de 2019 sob a supervisão do Dr. Oren Gutfeld, diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica. 

Durante o evento foi lançado o mais novo livro do Dr. Rodrigo Silva, “Enciclopédia Histórica da Vida de Jesus” que é um material indispensável na vida qualquer estudante das Escrituras Sagradas. 

Quero registrar os meus agradecimentos ao repórter Beto Ribeiro que fez um artigo sobre a minha participação no congresso representando a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Araras/SP.