Carta de Paulo a Filemom

Carta de Paulo a Filemom

Neste momento de enfrentamento ao COVID-19, cuja frase mais difundida é “Fique em Casa”. Que lições podemos extrair da Carta de Paulo a Filemom e à igreja que se reunia na sua casa?

Portanto, assista este vídeo e seja edificado a partir das preciosas lições de vida encontradas nessa carta maravilhosa.

O apóstolo Paulo quando estava preso em Roma enviou esta carta pessoal ao irmão Filemom, rico senhor de escravos da cidade de Colossos, pequena cidade da Frígia no vale do rio Lico próxima a Laodicéia e Hierápolis, na Ásia menor.

Filemon se converteu por intermédio do ministério de Paulo na Ásia Menor, mais especificamente, nos três anos que esteve em Éfeso, capital da Ásia Menor durante sua terceira viagem missionária (v. 1 e 19). A casa de Filemom servia como um local de culto (v. 2). Filemom era marido de Áfia, pai de Arquipo que se tornou pastor de Colossos em virtude da ausência de Epafras, fundador da igreja naquela cidade, por estar preso em Roma juntamente com Paulo.

A motivação dessa carta era rogar o perdão de Filemom em prol de Onésimo, escravo que havia furtado seu senhor e fugido para Roma, o esgoto comum de toda a miséria e vício do mundo antigo. 

Se quiser você pode baixar o esboço deste estudo em PDF.