Batismo no Rio Jordão [Yardenit]

Batismo no Rio Jordão [Yardenit]

O local de batismo em Israel conhecido como Yardenit está situado às margens do rio Jordão, na parte sul do mar da Galileia.

Apesar de não ser o local exato do batismo de Jesus Cristo, milhares de pessoas visitam este local pela sua infraestrutura e segurança.

No entanto, segundo a tradição cristã, o batismo de Jesus (Mateus 3: 13-17) ocorreu em Qasr el Yahud (Jordânia), ao norte do Mar Morto e a leste de Jericó.

“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele”.

Mateus 3.13

Local original

Durante séculos, Qasr el Yahud foi o local de batismo mais importante para os peregrinos, todavia, esse local é parte da Cisjordânia.

Logo após a Guerra dos Seis Dias, Qasr el Yahud passou ao comando de Israel, mas devido a atividades militares e escavações, o Ministério do Turismo de Israel estabeleceu o Yardenit em 1981 como um local de peregrinação principal.

Desde então, Yardenit tornou-se o primeiro local de batismo regulado no lado israelense do rio.

Todavia, Qasr el Yahud reabriu em 2011. Em 2015, a Unesco declarou juntamente com Jabal Mar-Elias (Colina de Elias) na margem leste um patrimônio mundial.

Local recomendado

O local de batismo de Yardenit uma média de 400.000 visitantes por ano e atrai membros de todas as religiões. O batismo praticado nesse local é o batismo bíblico da imersão.

Diante disso cabe explicar que a palavra batismo é a transliteração do grego “βαπτισμω” (baptismō) para o latim (baptismus), conforme se vê na Vulgata em Colossenses 2:12. Este substantivo também se apresenta como “βαπτισμα” (baptisma) e “βαπτισμός” (baptismós), sendo derivado do verbo “βαπτίζω” (baptizō), o qual pode ser traduzido por “batizar”, “imergir”, “banhar”, “lavar”, “derramar”, “cobrir”, “tingir” ou “purificar”, conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta.

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.

Colossenses 2:12

De acordo com o texto de Colossenses onde é utilizada a expressão “sepultados com ele no batismo” fica mais evidente o significado de imersão ao invés de aspersão.

Para maiores informações sobre o local de batismo acesse o site:
https://www.yardenit.com